1. O que é Ortodontia?

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, alinhando-os corretamente.

2. Origem dos problemas ortodônticos

A origem pode ser hereditária, o tamanho dos ossos maxilares e dos dentes são características típicas herdadas dos familiares.
Destaca-se também como outras origens de problemas ortodônticos: o uso da chupeta, a sução dos dedos, por problemas respiratórios, cáries, perda de dentes, traumatismo, dentre outros.

3. Porque devo fazer um tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico busca alinhar os dentes, portanto contribui para uma mastigação correta. Além disso, se os dentes encontram-se desalinhados, haverá dificuldades na higiene oral, provocando o aparecimento de cáries e doença gengival.
Quanto à estética, as pessoas sabem que um sorriso atrativo é um diferencial, trazendo auto-confiança, auto-estima e qualidade de vida.

4. Os pacientes adultos podem receber tratamento ortodôntico?

Antigamente, o tratamento ortodôntico era mais comum ser realizado em crianças. Hoje em dia não prevalece essa realidade, haja vista que não há diferença no processo de movimentação dos dentes entre crianças e adultos. Portanto, atualmente crianças e adultos podem ter sorrisos perfeitos com um adequado tratamento ortodôntico.

5. O que é um Especialista em Ortodontia?

É o profissional graduado como cirurgião-dentista e com um curso de pós-graduação em ortodontia. Dessa forma, trata-se de um profissional habilitado especificamente para diagnosticar e tratar clientes que desejam alinhar e nivelar os dentes, alcançando assim um sorriso espetacular.

6. O que é necessário para iniciar um Tratamento Ortodôntico?

Primeiramente, será realizada uma Análise Clínica – avaliação sobre os hábitos orais, traumas, doenças, uso de medicamentos, dentre outros.
Posteriormente, o ortodontista solicitará a documentação ortodôntica – documentos tais como: modelos de gesso das arcadas dentárias, radiografias e fotografias dos dentes e da face. Dessa forma será possível a indicação pelo especialista em ortodontia das opções de tratamento, modelos de aparelhos, data de início e previsão de término do tratamento etc.
Após a definição do tratamento, o cliente faz visitas periódicas ao ortodontista para a realização das manutenções/ajustes necessários para o perfeito alinhamento do sorriso.

7. Quando é necessária a extração de dentes permanentes?

Há casos em que é indicada a extração de algum dente para que se possa obter uma oclusão adequada. Geralmente, essa necessidade decorre da falta de espaço que possibilite o perfeito alinhamento dos dentes

8. Qual a idade adequada para procurar um especialista em ortodontia?

É importante destacar que a avaliação de um ortodontista é indicada para qualquer pessoa, de qualquer idade. No entanto, o ideal é que a primeira avaliação do cliente seja realizada por volta dos 7 anos de idade.

9. Em quanto tempo é realizado um Tratamento Ortodôntico?

Geralmente, o tratamento ortodôntico é realizado num período de 18 a 36 meses. No entanto, alguns casos pode terminar um pouco antes e em outros um pouco depois.

10. O que é tratamento Orto-Cirúrgico?

É a combinação do tratamento de ortodontia com cirurgia. Esse tipo de tratamento é mais indicado para corrigir casos graves de desalinhamento dos dentes ou anormalidades dos maxilares.